SELETIVA PARA O BRASILEIRO DE TRIATHLON STANDARD

A terceira etapa do Campeonato Paulista de Triathlon Standand, a ser realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no dia 23 de outubro, é também a seletiva única para os atletas de São Paulo se classificarem para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, que acontecerá no dia 04 de dezembro em Brasília.

De acordo com o sistema de distribuição de vagas da Confederação Brasileira Triathlon, o estado de São Paulo tem direito a 99 vagas no Campeonato Brasileiro. Essas vagas serão distribuídas entre todas as Categorias de Idade, proporcionalmente à quantidade total de inscritos em cada uma delas no evento válido como seletiva de São Paulo.

Vale ressaltar que, como o Campeonato Brasileiro, por sua vez, é a seletiva única do Brasil para o Mundial de Triathlon Standard 2023, a terceira etapa do Paulista é parada obrigatória para todos de São Paulo que queiram representar o Brasil nesta distância no 2023 World Triathlon Age-Group Championships Pontevedra, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro de 2023, na Espanha.

Conheça AQUI os detalhes do Sistema de Distribuição de Vagas para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard.

E confira AQUI o Regulamento de Classificação para os Campeonatos Mundiais de 2023.

Clique AQUI para se inscrever na seletiva, que também é válida pelo Campeonato Paulista de Triathlon Standard.

ATLETAS CLASSIFICADOS

Observação: Conforme comunicado, atletas que não puderam participar da seletiva tiveram até o dia 24/10/2022 para solicitar a classificação por índice técnico ou pela rolagem de vagas.

PERGUNTAS FREQUENTES

O evento será aberto a todos, mas apenas atletas federados por São Paulo, com registro federativo ativo para 2022, poderão pontuar no Campeonato Paulista e se classificar para o Brasileiro de Triathlon Standard.

Sim!  São dois cenários possíveis para rolagem de vagas:

Cenário 1: Se o número de atletas participando da seletiva for menor que o número de vagas oferecidas (99), as vagas remanescentes serão disponibilizadas para outros atletas federados que tenham interesse em disputar o Campeonato Brasileiro. A partir da 00h00 da segunda-feira posterior ao evento, já será possível aos atletas que não puderam participar da seletiva solicitar uma das vagas remanescentes. As solicitações deverão ser feitas através do e-mail atendimento@triathlonsp.org.br e serão atendidas obedecendo a ordem de envio.

Cenário 2: Se o número de atletas federados for superior ao número de vagas oferecidas, no fim do evento os classificados serão chamados para confirmar se realmente querem disputar o Brasileiro ou se renunciam à vaga. Caso o classificado renuncie à vaga, será chamado o atleta seguinte na classificação de sua categoria, entre os atletas federados.

Vale destacar que optar por ficar com a vaga não obriga o atleta a participar do Campeonato Brasileiro. Porém, é importante estar ciente de que, ao ficar com a vaga e não participar, o atleta está impedindo que outro atleta, realmente interessado, participe da competição.

Sim! Atletas federados, e com histórico de participação em competições oficiais (campeonatos estaduais e/ou nacionais), que por algum motivo não puderem participar da seletiva, poderão solicitar a classificação no Campeonato Brasileiro através de Índice Técnico. Mas atenção: as vagas se limitam a 5% do número total disponibilizado para São Paulo. As solicitações deverão ser feitas através do e-mail atendimento@triathlonsp.org.br – e serão avaliadas pela área técnica da Federação Paulista de Triathlon.

A seletiva para o Mundial de 2023 na Espanha será o Campeonato Brasileiro em Brasília, cuja organização é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Triathlon.

Serão oferecidas 20 vagas para cada categoria de idade, e a publicação oficial dos classificados seguirá processo já estabelecido pela Confederação, com a data prevista para o início do próximo ano.

Para que a vaga seja confirmada pela Confederação, é importante que, antes da publicação dos classificados, o atleta já esteja federado, ou seja, com seu registro federativo 2023 ativo.

Fique por dentro das novidades.
Cadastre-se em nossa newsletter!